Acheronta  - Revista de Psicoanálisis y Cultura
O recalque originário e o desejo do Outro
Fabio Azeredo

Imprimir página

I) Introdução ao conceito de Recalque originário

Quando Freud formaliza o mecanismo do recalque (Freud, 1915), vê-se obrigado a deduzir um recalque primário, que serviria como pólo de atração para o recalque propriamente dito, ao mesmo tempo em que instituiria a própria divisão entre os sistemas: o inconsciente por um lado, e o pré-consciente/consciente(1) por outro. Seria mais preciso dizer que nem mesmo se pode falar em sistemas antes da divisão.

Portanto, a divisão e a constituição dos sistemas estão vinculadas sem que, paradoxalmente, se possa falar da anterioridade de uma sobre a outra. Isto já nos introduz na questão da temporalidade em psicanálise. Veremos- e já temos acima um primeiro exemplo- que não se explica os processos psíquicos segundo uma lógica linear. Não se trata em psicanálise de uma temporalidade cronológica, mas, antes, lógica. Avançaremos nessa questão o suficiente para explorarmos um pouco a noção de recalque originário em Freud e recorreremos a Lacan diante dos impasses freudianos.

O recurso a Lacan é justificado por ter ele sido o único comentador de Freud capaz de possibilitar uma apreensão esclarecedora da lógica do a posteriori, essencial na questão do recalque. A noção de recalque originário vem para responder às teorizações do recalque propriamente dito (ou recalque secundário), mas o conceito mesmo de recalque originário permanece um mistério, dado que a explicação de seu funcionamento tem lacunas importantes.

O embaraçado recurso à filogenética ou a possibilidade de admitir um inconsciente anterior ao próprio sujeito não parecem satisfazer nem a Freud nem aos autores que se debruçaram sobre o assunto(2). Em Totem e Tabu (1912), talvez seja onde Freud mais afirmativamente apontou para algo de uma interdição originária, que antecederia ao próprio nascimento do sujeito. Não é à toa então, que é um dos textos mais fecundos em termos de aproximações entre Freud e Lacan. Basta lembrar que Lacan serve-se de Levi-Strauss e de sua antropologia estrutural acerca da mesma interdição do incesto(Lacan, 1986[1966]).

Freud, e depois Lacan, transporta esta lei originária, estruturante da passagem da natureza à cultura, para explicar a estruturação do psiquismo. Neste mesmo texto, porém, Freud não reformula sua concepção de recalque à luz desta "lei anterior", embora seja explícita no texto a relação de causalidade entre essa lei e a organização psíquica do sujeito e muito embora Freud sirva-se desse mito para ilustrar o recalque e os processos primários na neurose.

Assim, Freud esquiva-se de teorizar acerca do que acabara de levantar: um agente recalcante anterior ao Édipo(3). Supõe então algo que seria transmitido de geração em geração e que sobreviveria à história individual. Haveria no psiquismo uma herança filogenética. Na causa do inconsciente haveria algo de transindividual. Mesmo os críticos mais ferrenhos dessa idéia, como Jean Laplanche, que defende que o inconsciente é individual(4), admite que Freud, ao tratar do recalque originário, admitia uma "pré-inscrição" do sujeito(Laplache e Pontalis, 1989).

Não retomaremos estes pontos, dado que aprofundar essa discussão nos desviaria muito de nossos propósitos. Seguiremos com Lacan. Até aqui alguns elementos deste trabalho já foram adiantados: uma necessária revisão do próprio conceito de inconsciente a partir deste "anterior" freudiano: seja sob a forma de uma (pré-) inscrição, de um inconsciente (anterior), ou de um recalque (originário).

 

II) O Recalque e a Divisão

O mecanismo do recalque se dá desta forma: há uma pressão Ics no sentido da Cs e há uma contrapressão (ou contrainvestimento) por parte do Pcs/Cs para manter a representação intolerável fora da Cs. Além do contrainvestimento haveria um núcleo do recalcado que exerceria atração sobre as representações a serem recalcadas.

Para sustentar o conceito de recalque há que se supor dois sistemas operando: um afastando da Cs ou mantendo no Ics a representação intolerável (que causaria desprazer na Cs) e outro - o Ics- atraindo-a para si. Mas o que institui a divisão é o próprio recalque. Freud postula então um recalque anterior ao recalque propriamente dito, responsável pela divisão do aparelho psíquico em dois grandes sistemas. Vale lembrar que se trata de um mecanismo fundante, não se podendo falar de sistemas ou de aparelho psíquico antes disso.

Garcia-Roza é um dos autores que toca nesse ponto: "Ora, ou bem ele [o recalque] funda a divisão dos sistemas, ou bem ele opera a partir da divisão já constituída."(Garcia-Roza, 1995). Em seguida ele diz que Freud resolvera o paradoxo ao postular a distinção entre recalque originário e recalque propriamente dito. Já citamos os mecanismos desse último. Conseqüentemente iremos explorar o mecanismo próprio ao recalque originário e veremos o quão insuficiente é essa aparente solução.

Como essa divisão se institui? No caso do recalque originário, não podemos postular um núcleo do recalcado que exerceria atração a partir do Ics sobre as representações. É ele mesmo o responsável pela constituição deste núcleo, o qual será fundamental no recalque propriamente dito e que justifica a postulação de um recalque anterior.

Deste modo Freud irá declarar o contrainvestimento como o único mecanismo presente no recalque originário(Freud, 1914). Como já vimos, o mecanismo do contrainvestimento consiste na retirada de investimento da idéia Pcs/Cs e na conseqüente reutilização deste investimento para contrainvestir a representação Ics que tenta irromper na Cs(Freud, 1915). Assim, para Freud, o recalque originário consiste em "negar a entrada, no consciente, do representante psíquico da pulsão. Com isso, estabelece-se uma fixação; a partir de então o representante em questão continua inalterado e a pulsão permanece ligada a ele."(Freud, 1914, p. 171).

Analisemos a primeira frase acima e veremos que o paradoxo continua. Se é o recalque originário que divide e institui os sistemas, estruturando o inconsciente, como o contrainvestimento atuaria no sentido de manter fora da Cs o representante da pulsão? Não há ainda Cs. E se não há ainda sistema Pcs/Cs, de onde vem esse contrainvestimento? E esse representante psíquico da pulsão, vem de onde? Pois na medida em que há um representante precisa haver um sistema onde este possa ser inscrito. O representante estaria sendo então ao mesmo tempo inscrito e constituído.

A confusão e as lacunas proliferam nesse ponto. Já abordamos sumariamente estes aspectos em nossa introdução. Prosseguiremos através de algumas vertentes traçadas por outros autores tentando vertê-las para a construção de nossa hipótese. Retomemos: "O recalque funda o Ics e este é identificado com o recalcado", resume Garcia-Roza(1995, p. 274). Juan Carlos Cosentino também chama atenção para esse ponto: "se o recalque consiste em manter afastadas representações irreconciliáveis da consciência, não é possível sustentar o recalque sem, simultaneamente, incluir a constituição do inconsciente. Vale dizer, recalque e inconsciente são conceitos necessariamente solidários"(Cosentino, 1996, p. 149). Diz Freud: "agora nos damos conta de que recalque e inconsciente são correlativos."

O paradoxo persiste acerca deste mecanismo responsável simultaneamente, pela constituição do aparelho psíquico, pela divisão dos sistemas e pela própria constituição destes.

 

III) O Contrainvestimento e a Fixidez Pulsional

Do que se trata o recalque originário, já que seu único mecanismo é o contrainvestimento? Acreditamos que esta seja a via mais fecunda para explorarmos a questão. Nossa abordagem se dará a partir das conseqüências do contrainvestimento no recalque originário, para então tentarmos explicitar o próprio mecanismo desse contrainvestimento.

Tomaremos um dito de Cosentino que parece condensar alguns pontos importantes. Ele articula que este representante que permanece imutável e ao qual a pulsão permanece ligada, marca "um ponto de carência no Ics (que define o aparelho psíquico), pois se exclui do retorno do recalcado e da cadeia associativa; não faz série com os outros representantes inconscientes, é único."(Cosentino, 1996, p. 146)

Na operação do recalque originário, "estabelece-se uma fixação, o representante da pulsão permanece imutável e a pulsão fica ligada a ele"(Freud, 1914). Este representante privilegiado se fixa e ao mesmo tempo fixa a pulsão. Assim, o representante psíquico (representante-representação) da pulsão adquire um duplo valor e uma dupla operatividade: se de um lado ele se fixa e, portanto, não desliza; por outro é ele a condição do inconsciente recalcado, é ele, em sua vertente de representante psíquico, que fixa a pulsão e que, a partir daí, desliza de representante em representante, constituindo uma série associativa.

O recalque originário consiste- enquanto contrainvestimento- em um constante dispêndio de energia para garantir sua permanência. Desta forma o representante da pulsão, fixado pelo recalque originário, não faz série:

[ele] é esse ponto de carência na cadeia associativa que recupera o umbigo do sonho. Representa a falta ou a ausência- como indica Lacan- do representante psíquico da pulsão: lugar de hiância do Ics e de apagamento do sujeito.(Cosentino, 1996, p. 149)

Esse ponto de carência, demarcado por este representante privilegiado da pulsão, vai ele mesmo servir de pólo atrativo para as outras representações e constituirá o núcleo do Ics enquanto recalcado(5).

Já vimos que a fixação do representante pulsional, ao mesmo tempo em que o fixa e que o mantém inalterado, possibilita o deslizamento pulsional em torno das representações recalcadas. Essas últimas são atraídas pelo núcleo do Ics assim constituído. "Assim constituído" quer dizer que não há qualquer anterioridade cronológica aqui, mas sim lógica.

Há uma relação de dependência entre esse "representante que não faz série" e a própria série. Mais que isso, é nesse "ponto de carência" mesmo, enquanto "resto inassimilável", que o recalcado irá retornar. A série se constitui a partir desse ponto de ausência, marcado por essa primeira fixação, primeira inscrição(Cosentino, 1996). A lógica do psiquismo se antecipa aqui: um princípio de "ligação"(inscrição) e outro de "desligamento"(não cessa de não se inscrever); tal como Freud viria a postular cinco anos após o texto de 1915 sobre o recalque em "Além do Princípio do Prazer", a respeito da tensão entre as pulsões de vida e a pulsão de morte.

Esse representante primeiro demarca a presença de uma ausência. É ele o representante daquilo que não se esgota na pulsão, do que é irrepresentável, do umbigo do sonho. Esse lugar da falta marca o núcleo estrutural do Ics, resto inassimilável que, por "escapar à função da cadeia associativa"(Cosentino, 1996, p.142), a sustenta.

Aqui podemos nos remeter a esse um da exceção de que Lacan fala em sua leitura do mito freudiano do pai primevo(6).

IV) O mito do Pai e a Metáfora Paterna

Apoiada em Levi-Strauss e na antropologia estrutural, a lei do incesto pode ser formalizada em uma lei da troca, redutível a matrimônios possíveis e impossíveis. Em Freud, a lei do incesto refere-se antes a uma exigência de diferenciação(7), onde o que está interditado é o (mesmo)"nome". A linhagem simbólica sobrepõe-se à sanguínea(Freud, 1912).

É nesse sentido que a função paterna será tomada por Lacan: o pai da horda é a metáfora desse ao menos um, exceção que confirma a regra. Joel Dör ressalta que a divisão do sujeito é conseqüência imediata da metáfora do Nome-do-Pai e que esta tem como mecanismo correlativo o recalque originário(Dör, 1991, p. 51, 101 e 102). Chama a atenção também para a importância atribuída por Lacan ao lugar estrutural desse significante primordial e não a uma essência própria ao significante em si mesmo:

O Nome-do-Pai não é um significante particular. Ele só é significante primordial na medida em que, num dado momento, vem ocupar um lugar de destaque. Enquanto tal, ele nunca é predeterminado antecipadamente. Como só o lugar aberto à substituição metafórica é predeterminado, o significante Nome-do-Pai é um significante qualquer que virá ocupar esse lugar decisivo. Nesse sentido - Lacan o formulou diversas vezes - os significantes Nome-do-Pai são múltiplos(Dör, 1991, p. 104 e 105).

Não há, portanto, qualquer conteúdo no Ics. O núcleo da estrutura é a própria ausência, é a própria perda do objeto - das Ding - e é em torno dessa ausência que a fixação faz borda(Cosentino, 1996, p. 163).

 

V) Das Ding, O Objeto enquanto ausente

Das Ding ( A Coisa) é, para Freud, o objeto que só tivemos miticamente e que no entanto só encontramos die Sache, as coisas. Na referência de Lacan no "Seminário 7", a coisa-mãe, ocupa metaforicamente o lugar de das Ding. É clara a alusão ao mito que comentamos acima. Trata-se, portanto, de um lugar vazio, já anunciado aqui por Lacan, mas que só vai ganhar contornos definidos a partir do "Seminário 10" e da formulação do conceito de objeto a, objeto causa do desejo(8). De qualquer modo Lacan já havia dito que é em torno dessa ausência da Coisa que gravitam as representações, ou seja: os significantes.

A partir daqui a articulação com Lacan impõe-se com mais evidência. Por esse ponto de ausência devemos entender a inexistência de um sentido último, ou de um conteúdo. Seguindo o comentário de Diana Rabinovich:

O recalque primário é consubstancial com a inexistência de um sentido próprio (...). O recalque primário é recalque de significantes e não de significados. A barra nega ao significante a função de representar o significado, a significação não justifica o significante.(Rabinovich, 1986)

Temos então um novo alicerce em nosso propósito de definir o mecanismo do recalque originário, considerando-se nossa insatisfação em aceitar como suficiente que "o único mecanismo do recalque originário é o contrainvestimento."(Freud, 1914). O que Rabinovich afirma é que "a barra nega ao significante a função de representar o significado", substituindo assim a frase de Freud "o recalque originário nega ao representante psíquico da pulsão o acesso à consciência". A substituição é da barra pelo recalque originário.

O significante aponta então para a negatividade da linguagem "que anula o objeto e deixa o sujeito cativo da remissão incessante das significações entre si, onde o referente parece perdido para sempre."(Rabinovich, 1986, p. 30). Este "ponto de carência da cadeia associativa" de que nos fala Cosentino, ao evocar o "umbigo do sonho" freudiano, é também o lugar da remissão de uma significação à outra. As leis do funcionamento inconsciente articulam-se em torno desta ausência de referente (das Ding). Não nos deteremos nestes mecanismos, mas vale nomeá-los: deslocamento e condensação, que Lacan substituiu por metonímia e metáfora. Teríamos de examinar com cuidado essa passagem lacaniana, com especial atenção para as diferentes concepções de "desejo" em ambos os autores - para Lacan o desejo é metonímico. Também seria preciso ressaltar o salto da "metáfora" lacaniana em relação à condensação freudiana - para Lacan, criação de sentido novo.

Diremos apenas que Lacan se apropria da condensação como "condensação semântica"- o sintoma é uma metáfora - e do deslocamento enquanto movimento metonímico "de palavra a palavra", onde Lacan situa o desejo(9).

Retomemos a via do funcionamento significante em cadeia associativa. Lembremos: a) um significante não significa a si mesmo; b) um significante remete sempre a outro significante; e c) um significante não tem valor em si mesmo mas sim pela sua posição diferencial em relação aos outros significantes. O recalque originário é causa da própria remissão significante, embora só tenhamos acesso a ele a partir das próprias remissões- Cosentino fala do recalque originário como uma operação "não observável" que constitui o aparelho psíquico(Cosentino, 1996, p. 48 e 144). No entanto a cadeia de significantes constitui-se em torno de um vazio central, vazio este que possibilita a articulação significante ao mesmo tempo em que é circunscrito por ela.

Precisamos então retomar a dupla vertente dessa primeira inscrição ou fixação que se dá no contrainvestimento. "A inscrição mesma equivale ao contrainvestimento"(Cosentino, 1996, p.162) . É essa a resposta de Cosentino para o paradoxal mecanismo do recalque originário, perante o embaraço de não se poder determinar a fonte do contrainvestimento, pois não se pode contar o Pcs/Cs nessa operação.

Não é possível determinar se essa conclusão leva em conta a simultaneidade da inscrição e do contrainvestimento, ou se realmente equivale os termos. O fato é que, se equivale os termos, é porque tomou em consideração a lógica que esclarece a simultaneidade, a saber, a lógica do a posteriori em Freud, que Lacan formalizou através da idéia de retroação significante(10). Com isso podemos avançar no entendimento da noção de recalque em Freud, e apreciar as diferenças entre eles. Mas o quê opera esse contrainvestimento (ou inscrição)?

Essa inscrição, por um lado é condição da cadeia de significantes, possibilidade portanto de todas as outras inscrições; e, por outro lado, é marca de uma ausência, daquilo que "não cessa de não se inscrever", para evocarmos a insistência mais além do princípio do prazer, logo, além do Ics recalcado.

Na leitura que Garcia-Roza efetua do texto "Projeto de Uma Psicologia para Neurólogos" (1895), ele diz que "Das Ding, A Coisa, é o não-representável, mas, ao mesmo tempo, aquilo em torno do qual se organizam as representações (Vorstellungen)" (Lacan, 1959-60). A Coisa enquanto excluída só retorna como externa ao sujeito, percebida como estranheza. Esse representante, imutável, deixa um resto inassimilável. Resto traumático que se articula com esse estranho.

Em torno da exclusão do referente, a cadeia se constituirá pelas marcas diferenciais, "isto é, de marcas que por si mesmas não marcam nada além de suas posições recíprocas (...)"(Lacoue-Labarthe e Nancy, 1991). Assim, a ordem inteira do significante se constitui através de uma ausência de sentido. É essa a lógica interna ao próprio funcionamento significante e que será sua contraface. Como nos diz Žižek:

A partir do momento em que lidamos com uma rede diferencial dos significantes, temos de inferir na rede de diferenças também a diferença entre o significante e sua ausência como uma oposição significante, ou seja, temos de considerar como parte do significante sua própria ausência: temos de postular a existência de um significante que é a própria falta do significante, o que coincide com o lugar da inscrição do significante.( Žižek, 1991).

 

VI) A Retroação Significante e o Recalque Secundário

Abordaremos muito sumariamente aquilo em que consiste o recalque secundário. Só indicaremos alguns de seus aspectos, mais especificamente ao segundo tempo que inaugura retroativamente o primeiro. Este último necessariamente suposto e também não observável.

Como já abordamos, o recalque originário é a premissa lógica do recalque propriamente dito. Trata-se, como já adiantamos, de uma anterioridade lógica do primeiro sobre o segundo e não cronológica. O segundo tempo recupera (funda) o primeiro. Cosentino descreve os tempos do recalque dizendo que aquele primeiro tempo que Freud postulou como

vivência sexual prematura traumática, se recupera retroativamente no segundo tempo, recalque posterior (...) que inscreve o primeiro e ao mesmo tempo deixa-o como resto (…) Deste modo a defesa produz por retroação (o segundo tempo faz o primeiro eficaz) um inconsciente; porém um inconsciente que deixa como resto não assimilável, a partir dessa substituição, a esse trauma sustentado por Freud inicialmente.(Cosentino, 1996, p. 48)

Para Lacan o recalque e o retorno do recalcado são a mesma coisa. Isto é levar ao limite a lógica da retroação, ou lógica do a posteriori (Nachträglich) em Freud. Por esta lógica, é no segundo tempo que o primeiro é ativado e ao mesmo tempo constituído; um só se constitui pelo outro, não tendo valor em si, tal qual a lógica do significante.

Por outro lado, o recalque originário, pressuposto lógico do recalque propriamente dito, funciona como ponto (no ponto de ausência mesmo) por onde o retorno do recalcado se dá. Nesse sentido, o recalque só vale como retorno. Porém, embora fundamentalmente implicados, há que se ressaltar suas diferenças.

Para Freud ambos possuem um mecanismo em comum, o contrainvestimento. Mas o contrainvestimento não pode ser explicado da mesma forma nos dois recalques. Em Lacan, apesar de dizer que "são a mesma coisa", o primeiro recalque é, mesmo que a posteriori, o responsável por esse significante que não desliza, que não pode ser "des-recalcado" e que sustenta a cadeia significante. O segundo tempo refere-se já à articulação significante, ou seja, à permanente remissão significante da metáfora e da metonímia.

Em termos freudianos, o primeiro tempo constitui o núcleo do recalcado, condição do que no segundo tempo serão as formações do inconsciente. Para ambos, portanto, o recalque originário é a primeira inscrição.

Recapitulemos: o único mecanismo do recalque originário é o contrainvestimento. A pesquisa acerca do tema só nos esclareceu o que acontece a partir do recalque originário: sabemos que, simultaneamente (por retroação), se constituem os sistemas (Ics e Pcs/Cs), a própria divisão dos sistemas e o aparelho psíquico. A cadeia significante também se articula por esse representante, que marca pela ausência o centro gravitacional dos significantes, ou, como chamou Freud, o núcleo do recalcado.

O que sabemos sobre o contrainvestimento no recalque originário é que ele leva a grandes embaraços ao se tentar sustentar que sua operação consiste em "negar o acesso à Cs ao representante psíquico da pulsão". Embaraços tais como postular uma herança filogenética, um Ics anterior, uma pré-inscrição, ou um superego precoce.

Em contrapartida, as contribuições de autores que se apoiaram na perspectiva aberta por Lacan nos deram indícios para uma articulação entre o recalque originário e a "barra" (Rabinovich), assim como entre o recalque originário e a Metáfora Paterna (Dör)(11). Da mesma forma, também nos servimos da articulação das vorstellungen em torno de das Ding(Lacan), bem como do "resto" da operação de recalque originário que se articula ao trauma (Cosentino). Tudo isto nos possibilitou extrair os elementos necessários para a ampliação do debate neste campo.

A partir desta primeira inscrição, havia uma dupla-vertente: uma apontava para esta inscrição como causa de todas as outras, enquanto a outra focalizava o resto dessa operação. A primeira justifica o conceito de inconsciente recalcado e, naturalmente, o próprio recalque secundário. A segunda refere-se ao "resto inassimilável", que remete ao traumático. É a partir dessa vertente que tentaremos responder à nossa pergunta, que poderia resumir-se desta forma: "De onde vem (e para onde vai) o contrainvestimento no recalque originário?". Se não há sistemas, nem sujeito, o que o constitui viria de fora?

 

VII) Recalque Originário e Desejo do Outro

Se respondêssemos que, para Lacan, o que antecede o sujeito é a linguagem, não deixaríamos de ter dado uma resposta efetiva ao problema. Ao mesmo tempo em que o sujeito serve-se da linguagem, permanece servo dela. Como dizíamos, o sujeito é efeito da articulação significante e, para que haja articulação, é preciso que ao menos um significante não se articule. Aquilo que causa o sujeito, na origem, não é subjetivável.

Esse resto não assimilável, podemos dizer não subjetivável, só comparece para o sujeito enquanto estranho, Unheimliche, sendo este o nome de um texto em que Freud afirma que o mais estranho é também o mais familiar(Freud, [1919]). Freud relaciona esse sentimento de estranheza ao complexo de castração. O que se configura como traumático retorna como resto da inscrição do recalque originário. Na psicose tratar-se-ia de uma falha na própria inscrição, a Metáfora Paterna não cumpre a sua função, e o que retorna é percebido como estranho e exterior, tal como as vozes que o psicótico ouve. Quanto à vertente clínica, para nossos objetivos não é necessário abordarmos as especificidades de cada estrutura clínica. Basta constatarmos que o traumático, o Unheimliche, não é exclusivo da psicose.

Para Lacan há uma articulação precisa entre a angústia e esse resto não assimilável pelo sujeito. Já vimos anteriormente a relação causal entre esse resto e a cadeia significante. Lacan diz que esse "resto" é o objeto a, considerado causa do desejo na medida em que falta. O "exterior" traumático, referido no "Projeto" enquanto Q exógena, invadiria o aparelho psíquico(12).

Em Lacan esse exterior é o Desejo do Outro, diante do qual o sujeito está em posição de objeto, mas objeto enquanto a, já que o Outro também nada sabe de seu desejo. O Outro, então, como nos diz Rabinovich, aparece barrado:

(...) alguém pode tornar-se objeto, ocupar o lugar do que causa o Desejo do Outro, somente na medida em que o Outro o perdeu. Não podemos ser causa de nada sem haver sido perdidos, porque nos constituímos como objeto a na medida em que tenhamos sido perdidos.(Rabinovich, 1993)

Assim, é essa a operação que lança o sujeito na dupla vertente de que falamos: o sujeito, em posição de resto do Outro, constitui-se na remissão significante, necessariamente vinculado à perda do objeto como condição desejante. Paradoxalmente, a condição desejante reside na posição de objeto, porém objeto sem imagem. "É preciso delimitar o lugar do objeto enquanto real como resposta possível, pois tampouco se trata do objeto significante, ou objeto metonímico do desejo"(Rabinovich, 1993, p. 59).

A angústia do sujeito comparece quando se desvela sua condição de a, objeto sem imagem, irrepresentável, diante do desejo do Outro, na medida em que "esse Outro, desejado como desejante, deseja esse objeto".(Rabinovich, 1993, p.61).

Aqui nossa articulação ganha corpo, pois podemos entender o desejo do Outro como o operador fundamental para a constituição do sujeito e, nesse sentido, estruturante da própria divisão do sujeito. Divisão para além da distinção entre Ics recalcado e Pcs/Cs.

Por isso valorizamos em Freud os pontos que nos aproximam dessa leitura: o umbigo do sonho, o unheimliche, o traumático e, claro, o além do princípio do prazer. A divisão do sujeito para Lacan se dá entre sua posição de a e sua posição de sujeito $, barrado pelo desejo do Outro. Em Freud diríamos que a divisão é, nesse sentido, entre um princípio de ligação e aquilo que não cessa de não se inscrever.

Para nós o que "desembaraça" o paradoxo freudiano acerca do contrainvestimento no recalque originário é o conceito de desejo do Outro em Lacan. Assim como mencionamos a substituição entre o recalque originário e a barra que resiste à significação, o desejo do Outro parece esclarecer o contrainvestimento. A barra, enquanto inexistência do significado, não é mais do que a ausência da Coisa, condição estrutural do humano.

A função do desejo do Outro é conferir a forma de inscrição em torno dessa falta. Na psicose o Outro é um Outro gozador, faltando a operação descrita acima do sujeito identificado a essa falta no Outro. O resultado dessa operação é um Outro causa do desejo, um Outro ao qual falta a.

Desse modo, o contrainvestimento é o próprio desejo do Outro, ponto que inaugura a, ponto de retorno do recalcado pelas substituições e, ao mesmo tempo ponto traumático, de angústia frente ao desejo do Outro, e que aponta para a divisão do sujeito entre a e $, entre o que é inassimilável e o que é simultaneamente causa de toda articulação possível.

 

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

1 - A partir de agora utilizaremos Ics para o sistema inconsciente e Pcs/Cs para o sistema Pré-consciente-Consciente. .

2 - Sobre esta questão ver o texto de Jean Laplanche e Serge Leclaire, El Inconsciente: un Estudio Psicoanalítico, in: "El Inconsciente Freudiano y el Psicoanálisis Francés Contemporáneo", Ed. Nueva Visión, Buenos Aires, 1984.

3 - Laplanche e Pontalis ressaltam que Freud, ao tentar explicar o mecanismo responsável pelo recalque originário, recusava-se a admitir um superego anterior ao Complexo de Édipo. Ver Recalque originário e Recalque propriamente dito, in: "Vocabulário de Psicanálise", Ed. Martins Fontes, R.J., 1989.

4 - Sobre a concepção de Laplanche ver Garcia-Roza, L.A., cap. O Inconsciente, in: "Introdução à Metapsicologia Freudiana 3", R.J., Ed. Jorge Zahar, 1995.

5 - Freud utilizava a designação "representação-coisa" para a série inconsciente de representações(processos primários) e quando se tratava de uma representação consciente além da representação-coisa, teríamos ainda a "representação-palavra" (processos secundários).

6 - Ver Dör, J. "O Pai e sua Função em Psicanálise", Ed. Jorge Zahar, RJ, 1991.

7 - Esse ponto de vista é da Professora Dra. Tânia Coelho dos Santos (comunicação pessoal).

8- Aula da professora Dra. Tania Coelho dos Santos, no Programa de Mestrado em Teoria Psicanalítica, U.F.R.J., abril de 1998.

9 - Todas as idéias aqui condensadas, encontram-se no livro "O Título da Letra", de Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, Ed. Escuta, S.P., 1991. Ver também Rabinovich, D. 'Sexualidad y Significante", op. cit

10- Lacan trabalha a retroação significante em seu Seminário 2. .

11 - Fazemos uma única ressalva ao autor, pois para ele "o recalque originário é um mecanismo da metáfora paterna" (op. cit., pg. 102), o que significaria dizer que o contrainvestimento é o mecanismo do recalque originário e este, por sua vez, é o mecanismo da metáfora paterna. Em nossa conclusão ficará claro o ponto de discordância.

12 - Essa articulação entre a Q exógena em Freud e o Desejo do Outro em Lacan nos foi comunicada pela professora Tania Coelho dos Santos.

 

BIBLIOGRAFIA

COELHO DOS SANTOS, Tania (1998), As Estruturas da Psicose: Transferência e Interpretação em Casos-Limite, in: "Tempo Psicanalítico n° 30", R.J., SPID ( Sociedade Psicanalítica Iracy Doyle), 1998.

__________ (1999 a), "Isso é uma Estrutura Significante: 'Goza-se de um Corpo'", R.J., texto inédito, 1999.

__________ (1999 b), As Estruturas Freudianas da Psicose e sua Reinvenção Lacaniana, in: "A Psicose", org. Joel Birman, R.J., Ed. Contracapa, 1999.

COSENTINO, Juan Carlos, "Construcción de Los Conceptos Freudianos", Ed. Manantial, Buenos Aires, 1996,

DÖR, Joel, "O Pai e sua Função em Psicanálise", Ed. Jorge Zahar, R.J., 1991.

FREUD, Sigmund (1912), Totem e Tabu, in: "E.S.B.", vol. XIII, op. cit., 1974.

__________ (1914), O Recalque, in: "E.S.B.", vol. XIV, op. cit., 1974.

__________ (1915), O Inconsciente, in: "E.S.B.", vol. XIV, op. cit., 1974.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo, "Introdução à Metapsicologia Freudiana vol. 1: Artigos Metapsicológicos", Ed. Jorge Zahar, RJ, 1991.

__________ (1995), "Introdução à Metapsicologia Freudiana vol. 3: Artigos Metapsicológicos", Ed. Jorge Zahar, RJ, 1995.

LACAN, Jacques (1966 ), El Mito Individual del Neurótico, in: "Intervenciones y Textos I", Manantial, Buenos Aires, 1986.

__________ (1957), A Instância da Letra no Inconsciente ou A Razão Desde Freud, in: "Escritos", R.J., Ed. Jorge Zahar, 1998.

__________ (1962-1963), "O Seminário - livro 10: A Angústia", Publicação Interna da Associação Freudiana Internacional, traduzida por membros do Centro de Estudos Freudianos do Recife, 1996.

LAPLANCHE, Jean e LECLAIRE, Serge, El inconsciente: un estudio psicoanalítico, in: "El Inconsciente Freudiano y el Psicoanálisis Francés Contemporáneo", Ed. Nueva Visión, Buenos Aires, 1984.

LAPLANCHE, Jean e PONTALIS, Jean-Baptiste, Recalque Originário e Recalque Propriamente Dito, in: "Vocabulário de Psicanálise", Ed. Martins Fontes, R.J., 1989.

NANCY, Jean-Luc e LACOUE-LABARTHE, Philippe, "O Título da Letra", S.P., Ed. Escuta, 1991.

RABINOVICH, Diana, "Sexualidad y Significante", Buenos Aires, Argentina, Ed. Manantial, 1986.

__________ , "La Angustia y el Deseo del Otro, Buenos Aires, Argentina, Ed. Manantial, 1993.

__________ , "El Deseo del Psicoanalista: Libertad y Determinación en Psicoanálisis", Buenos Aires, Argentina, Ed. Manantial, 1999.

ŽIŽEK, Slavoj (1991), "O Mais Sublime dos Histéricos: Hegel com Lacan", R.J., Ed. Jorge Zahar , 1991.

__________ (1996), "The Indivisible Remainder: An Essay on Shelling and Related Matters", Londres, Inglaterra, Ed. Verso, 1996.

Volver al sumario del Número 22
Revista de Psicoanálisis y Cultura
Número 22 - Diciembre 2005
www.acheronta.org